quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Criação do Instituto de História e Geografia da Ufam

Não é de hoje que cogita-se a criação de um instituto ou faculdade de história ou geografia no ICHL - Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Amazonas. Há vinte anos atraz o curso de História desvinculou-se de Ciências Sociais. Entretanto, hoje a situação do curso continua o mesmo de antes. Está relegado a segundo plano, desmerecido e desfavorecido na Universidade. Os grandes cursos do ICHL levam toda a parcela de verbas, logística, estrutura e etc. Já o curso, o mais produtivo e o melhor do ICHL, nada.

Ora, ninguém quer que nosso curso suba. Ninguém quer que os estudantes e professores de história tenham autonomia. E ainda por cima há um grupo de estudantes ignorantes sobre o processo de lutas do curso de história e geografia. Estes estudantes fizeram-se presentes na reunião do CONDEP para atrapalhar os trabalhos. Segundo estes, não houve uma consulta aos estudantes do ICHL para propor tal mudança. Ora, tal debate proposto por tais estudantes nunca poderia ocorrer, pois atualmente vive-se uma letargia política estudantil na UFAM. E quem são estes estudantes? São alunos desocupados de vários cursos, que fazem parte de correntes partidárias, que não frequentam aulas e que nem procuraram saber das reuniões dos estudantes e professores de História e Geografia. Apareceran só no último minuto para protestar, o que eles gostam de fazer o tempo todo, mas não mostram nenhum resultado real. Estes famosos alunos da Conlute e do tal movimento de oposição a atual direção do DCE...

E o que ganhamos com este instituto? Muita coisa. Possibilidades de novas especializações, maior administração estrutural, maiores verbas, maior agilidade em projetos, mais áreas de Mestrado, maior poder de reivindicação e finalmente, um acerto de contas com o passado.

Estamos com Geografia porque é um curso que juntamento com o departamento de história andaram juntos na luta de implantação e estruturação de seus departamentos. Eu, como estudante e representande discente apóio esta idéia. Eu recomendo que mais estudantes abracem a causa. Bem-vindo Instituto de História e Geografia!

0 Comentários:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados não refletem necessariamente a posição deste blog. Desaconselho o uso de caixa alta. Ao blog reserva-se o direito de não publicar comentários de anônimos. Peço gentilmente àqueles que não tem conta no Google que deixem o nome após o comentário, caso não queiram se enquadrar na categoria Anônimo. Desde já agradeço os comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...